“No curso de criação de agendas e planners do Vê Bernardi | Cursos Online você irá aprender de uma forma rápida e sem complicações como criar seus próprios miolos de agendas, planners, bloquinhos e poderá aplicar esse conhecimento em outras criações como por exemplo: álbuns, apostilas, cadernos e muito mais.

Nesse curso utilizamos o programa Corel Draw na versão X7. Mas você poderá acompanhar o curso mesmo se sua versão for anterior à X7, desde que seja X4 ou superior.

O curso é de nível básico a intermediário. Nele, ensino alguns recursos, mas não ensino como utilizar o programa de uma forma abrangente pois o curso é voltado para a criação dos miolos, por isso um conhecimento básico das ferramentas é recomendável.

A duração do curso é de aproximadamente 6 horas, mas tudo depende da disponibilidade do aluno.”

 

MÓDULOS

  • Corel Draw (versão X4 ou superior, no curso utilizamos a versão X7)
  • Excel (não obrigatório)
  • Bloco de notas
  • PDF Creator ou similar

INÍCIO:

  • Boas vindas
  • Conhecendo a interface do programa

AGENDA PERMANENTE

  • Introdução
    • Criando um novo documento
    • Linhas guias utilizando gerenciador de objetos
  • Criando a página de dados pessoais
  • Criando e personalizando calendários
  • Criando a página de aniversários
  • Criando a página de senhas e logins
  • Criando a página de contatos
  • Criando miolo de agenda permanente datada
    • Utilizando bloco de notas para criar horários
    • Criando tabela de dados variáveis no Excel
    • Bônus (como solucionar bug ao inserir dados da tabela)
  • Trabalhando com símbolos

PLANNER MENSAL E SEMANAL

  • Aprendendo a criar seu próprio planner mensal
  • Aprendendo a criar seu próprio planner semanal
  • Aprendendo a criar seu próprio planner diário
  • Bônus | Aula bloquinho A6

AULAS EXTRAS:

  • Aprenda a exportar os PDFs para impressão doméstica
  • Aprenda a exportar os PDFs para impressão em gráfica (já com as margens de corte)
  • Aprenda a mesclar PDFs
  • Criando capa e contracapa personalizada (em breve)
  • Importando imagens/bitmaps (bloquinhos A6)
  • Criando divisórias (em breve)
  • Criando réguas to do (em breve)
  • O nível do curso é básico/intermediário, mas qualquer pessoa consegue fazer, mesmo que não tenha conhecimento prévio do programa.
  • Este curso foi elaborado utilizando como base a versão X7 do CorelDRAW. Caso você não tenha essa versão específica pode realizar o curso normalmente desde que sua versão seja X4 ou superior.
  • Corel, Excel e Acrobat Reader instalados.
  • Tabela de atalhos do Corel Draw
  • Paleta de cores utilizada nos arquivos
  • Arquivos em vetor para a personalização dos arquivos
  • Arquivos em PNG para importação de bitmap
  • Fontes utilizadas nos arquivos

 6 horas aproximadamente (*depende muito de cada aluno e como esse assistirá as aulas)

SOBRE O CORELDRAW

O Corel Draw é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá.
É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, etc.

 

É um programa muito vasto. Ele proporciona uma experiência de design perfeita para gráficos, layout, ilustração, imagens da web (bitmaps), projetos de impressão, arte, tipografia e muito mais. Ele proporciona uma experiência de design perfeita para gráficos, layout, ilustração, edição de fotos, imagens da Web, projetos de impressão, arte, tipografia e muito mais.
Como mencionado acima ele trabalha com vetores:

Os desenhos vetoriais são baseados em vetores (também chamados de caminhos), que conduzem através de locais chamados pontos de controle ou nós (como no Studio, Illustrator, etc…). Cada um desses pontos possui uma posição definida nos eixos x e y do plano de trabalho e determinam a direção do caminho. Além disso, a cada caminho pode ser atribuído uma cor de traço, forma, espessura e preenchimento. Estas propriedades não aumentam o tamanho dos arquivos de desenho vetorial de maneira substancial, uma vez que todas as informações residem na estrutura do documento, que apenas descreve como o vetor deve ser desenhado.

Mas também podemos trabalhar com bitmaps:
Bitmap, que significa mapa de bits em inglês, são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais. Pixel é o menor elemento num dispositivo de exibição (como, por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que, o conjunto de milhares de pixels, forma a imagem inteira.
Fonte: http://pt.wikipedia.org

O Corel é um programa pago, mas se comparado a outros programas de edição ele é bem mais acessível. A versão atual do programa é a 2018 (X8) e está em média R$2.399,00 no site oficial da Corel Draw Brasil. Mas você pode adquirir a versão para estudante que está em média R$699,00 no site da Corel ou adquirir o mesmo programa por R$399,00 no site da Brasoftware (foi nesse site que comprei minha versão do Corel). A Brasoftware sempre lança promoções legais do programa. Então é bom sempre dar uma olhadinha no site.

Eu, particularmente, amo o Corel. Acho ele bem intuitivo e de fácil entendimento e mesmo trabalhando a muito tempo com o Photoshop e o Lightroom da Adobe, confesso que não me adaptei com o Illustrator, programa de edição da mesma empresa.

Mas vai de gosto e de adaptação.